Dia da Criança - Jogos

A casa do futebol clube do Porto - Dragões de Resende, comemorou no dia 5 de Junho o dia mundial da criança, em virtude do dia consagrado ao efeito (1 de Junho), ser um dia de difícil participação nas actividades, tanto para os encarregados de Educação, devido ao trabalho, como para as crianças que tiveram actividades lectivas.
Não querendo deixar a data esquecida, promoveram-se diversas actividades, ao longo do dia, das quais destacamos pela participação e entusiasmo, o percurso constituído por diversos jogos tradicionais.
Cerda das 10:30, após a montagem do circuito, o digníssimo Presidente da Casa do nosso coração, deu início às actividades com as boas vindas a todos os presentes e a explicação dos diversos jogos que se iriam desenvolver ao longo do circuito planeado para o efeito.

Iniciou-se o referido circuito com a tradicional corrida de sacos, da qual os nossos participantes se foram desenvencilhando com alguma destreza.
Com maior ou menor dificuldade, todos chegaram ao fim deste percurso, ao qual se seguiu a …
… difícil tarefa de saltar à corda. Jogo de destreza e coordenação de movimentos, este era um jogo da preferência feminina, que em outros tempos, se efectuava com grande facilidade, mas que nos dias de hoje, se reveste de grandes dificuldades na sua execução.

Igual dificuldade, verificamos existir na corrida de arcos, esta uma actividade da preferência dos rapazes, que Há uns anos atrás, eram movidos por uma energia que desgastavam com o exercício físico e ao ar livre. Correndo com arcos, jogando a bola, trepando às árvores ou saltando muros, tudo ajudava a aperfeiçoar a destreza física e até a rasgar a roupa, que por vezes nos trazia alguns desgostos, mas que não nos fazia desistir de tão preciosa liberdade!...
De menor esforço físico, mas de igual destreza, foi a tarefa que consistia apenas em introduzir uma bola num cesto que, para facilitar, não era pequeno.
Muitas foram as crianças que conseguiram o seu objectivo, introduzindo a bola no referido cesto, mas também houve quem o não conseguisse. Dando continuidade ao percurso traçado, não faltou o transporte do ovo na tão inesquecível colher de pau. Foi interessante ver a concentração e empenho que as nossas crianças demonstraram ao tentar que o ovo não caísse e assim pudessem amealhar mais uns pontitos. Não faltava mais nada… apanhar rebuçados com a boca…, após superar tantas dificuldades, haviam de se lembrarem de mais esta… tirar rebuçados de um prato com farinha, mas depois de ter retirado um de um prato com água…
Pois… criança sofre, mas que foi divertido foi…
É… depois de fazerem sujar a cara a estas crianças, amarram-lhes os pezitos e fazem nos andar a pares. Não, ainda não foi desta que a tarefa foi facilitada, e a partir daqui já não se esperava nada melhor, mas criança não desiste e seguiram sempre como grandes heróis…
Sim, agora em jeito de tortura chinesa, também não podia faltar, colocam uma bolacha a um palmo do nariz da criança e esta tem de a apanhar com a boca se a quiser comer…
Não sei bem o que se passou, mas até houve quem conseguisse apanhar a saborosa bolacha com os olhos fechados….
Pois… se fecharam os olhos então o trajecto seguinte teve de ser percorrido de olhos vendados.
Apesar de tudo, este pareceu ainda um dos jogos mais fáceis, já que possuía um guia, isto é dois ou três ou quantos fossem precisos.
Estavam quase, quase no fim, mais um jogo bem divertido. Tombar latas, com uma bola de trapos, colocadas em pirâmide em cima de uma mesa.
Foi a hora da vingança das crianças, tinham de tentar tudo por tudo, para que o monitor do jogo não parasse de apanhar latas.
E parece que resultou, pois muitas foram as latas que foram derrubadas.

Finalmente… apareceu o último jogo. Uma corridita, um salto e terminava o percurso, apenas bastava tentar não tombar a barreira que caía ao menor toque.
Também este jogo não deixou de ser interessante, pois quem não conseguiu passar por cima, passou por baixo, mas todos chegaram ao fim com grande alegria e satisfação.
Terminados os jogos, também os monitores se quiseram divertir um pouco refrescando-se uns aos outros.
Parabéns à direcção da Casa dos Dragões de Resende por promover estas actividades que tanta alegria trazem às nossas crianças.

Sem comentários: